O 91ª Círio de Nazaré em Rio Branco será organizado pela primeira vez por fiéis de diversas paróquias da Diocese de Rio Branco.

O Círio de Nazaré 2022 será Diocesano

Na noite deste domingo (31), foi realizado na Catedral Nossa Senhora de Nazaré o envio das equipes que irão coordenar o Círio de Nazaré 2022.
A edição deste ano contará com diversas programações, entre elas o Círio Musical, Motociata, cicleata, feira catequética e peregrinação da imagem nas paróquias da Diocese de Rio Branco.
A romaria, que ocorre no segundo domingo de outubro, costuma reunir milhares de fieis e devotos de Nazaré pelo centro da capital acreana. Por conta da pandemia, não houve procissão em 2020 e 2021.
"O Círio de Nazaré deste ano, é a igreja que se une para que a fé seja essa força renovadora do mundo..." disse Pe Manoel aos fiéis presentes na celebração.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre. Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses - em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila de Nazaré.

Em outras regiões, devido a migração de paraenses, acabaram criando procissões para sentirem-se próximos de Belém, por meio do ato de Fé. No Brasil, no início, era uma romaria vespertina e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo D. Antônio de Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Justino Ferreira Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.

O Círio é a maior manifestação católica do Brasil - e um dos maiores eventos do mundo -, reunindo mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã.
Sendo, em 2004, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.