Nós estamos prontos para o trabalho, pois servir a igreja é uma alegria.’

Ordenação diaconal na catedral Nossa Senhora de Nazaré

Seis novos diáconos receberam a ordenação diaconal pelas mãos do bispo dom Joaquín Pertíñez. O rito aconteceu durante a celebração eucarística na catedral Nossa Senhora de Nazaré, neste sábado, 10.

Os mais novos diáconos permanentes da diocese de Rio Branco são das paróquias São Judas Tadeu, Cristo Libertador, Santa Cruz, e da paróquia São Jorge, e irão atuar nas comunidades da diocese de Rio Branco. ‘Me sinto muito alegre, apesar de saber da responsabilidade, mas como diz nosso lema: Eis-nos aqui, senhor. Nós estamos prontos para o trabalho, pois servir a igreja é uma alegria.’ Afirma o diácono recém ordenado, Fernando Fernandes.

Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de cristo, entre os seus diversos serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da eucaristia, bem como, distribuí-la. Também deve proclamar o evangelho e pregar, assim como consagrar-se aos diversos serviços de caridade. Diácono Manoel do monte, fala sobre a nova missão. ‘Que nós possamos, a partir de hoje, desempenhar juntos com todos os diáconos permanentes da igreja, em comunhão com o papa, com todos os padres, e com nosso bispo, um serviço de amor, doação e de caridade com todo o povo da igreja. Principalmente com aqueles que estão afastados e  com aqueles que necessitam muito da misericórdia e do amor de Deus.’

Durante a celebração, as famílias dos novos diáconos se fizeram presentes para acompanhar o rito de ordenação. E na ocasião, as esposas entregaram as vestes diaconais para que seus esposos pudessem ser revestidos pelos diáconos permanentes da diocese de Rio Branco. ‘Estou me sentindo muito feliz pelo sim, pelo chamado, assim como Maria disse sim, nós, também em família dissemos o nosso sim, pois o diácono não é só, ele tem a esposa e os filhos, e para nós é uma alegria muito grande contribuir com a evangelização na diocese.’ Ressalta Conceição Nascimento, esposa do diácono Carlos Alves, também ordenado neste sábado.