Rádio Web Providência    POPUP
 
Outubro Rosa: a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete e mata mulheres no Brasil e no mundo. E o mês de outubro chegou para nos alertar sobre a importância de realizar anualmente o exame físico e mamografia para prevenção e detecção precoce da doença. 

O diagnóstico precoce contribui para a redução de detecção de tumores de mama em estado avançado. O autoexame é uma estratégia de autoconhecimento sobre o corpo para que a mulher consiga identificar as mudanças e sinais suspeitos nos seios, ao notar qualquer alteração é importante que a mulher procure imediatamente um médico. Lembrando que o autoexame não substitui os exames de detecção precoce, como a mamografia, exame é capaz de mostrar alterações suspeitas antes mesmo de o tumor ser palpável.

Fatores de risco e Sintomas 

O câncer de mama é causado por alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo.Também é mais frequente nas mulheres que tem início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia. Se a mulher tiver antecedentes familiares com casos de câncer de mama, também deve está atente e se cuidar.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. O nódulo está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sinais e sintomas são, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas.

Dados sobre a doença

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, divulgou em fevereiro a estimativa para 2020 da incidência de câncer de mama no Brasil. Estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres. O Inca ainda ressalta que a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar a doença, já que aproximadamente um terço dos casos novos poderiam ser evitados pela redução ou mesmo a eliminação de fatores de risco ambientais e os relacionados à hábitos de vida.

Outubro Rosa

O Outubro rosa é uma campanha realizada anualmente com a intenção de alertar a sociedade, em especial às mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas