Padre Jairo Coelho celebra dez anos de Ministério Sacerdotal

Na noite desde último Sábado 03, na catedral Nossa Senhora de Nazaré foi celebrado uma missa em ação de graças pelos 10 anos da ordenação Sacerdotal do Padre Jairo Coelho.

A missa teve seu iniciou às 19h e foi presidida pelo padre Jairo Coelho, concelebrada por alguns padres da Diocese entre eles padres que foram alunos e formandos do padre Jairo, diáconos transitórios e permanentes também se fizeram presentes na celebração. A celebração também teve a presença de fieis e amigos do padre que durante esses dez anos o acompanharam em seu ministério sacerdotal.

A santa  missa foi transmitida ao vivo pelo canal de televisão da Diocese, Tv Diocese canal 35.1, Youtube, e pela página do Facebook da Diocese de Rio Branco.

Durante a Homilia padre Jairo ressaltou com grande emoção a sensação de estar celebrando os 10 anos de Ministério Sacerdotal. ‘Ao celebrar estes dez anos de ministério sacerdotal é olhar para a minha história, percebo de fato que Deus e bom e a sua misericórdia não tem fim, Sou fruto da misericórdia e da bondade de Deus e se até aqui cheguei foi por que Deus permitiu que eu chegasse. E não por causa dos meus méritos ou virtudes.’

Breve Histórico

Padre Jairo de Souza Coelho, nasceu em Óbidos no Pará no dia 25.09.1976, mais velho dos cinco filhos do casal Arlindo e Noeli Lúcia Coelho. Hoje são quatro, pois uma das filhas faleceu ainda criança.

A vida de Jairo Coelho não foi fácil, desde o nascimento teve que lutar muito para sobreviver, enfrentou doenças, inclusive uma malária que quase o levou a morte, e muito cedo encarou o trabalho para ajudar os pais, que eram lavradores, na manutenção da família.

Trabalhou como vendedor, primeiro na rua, vendendo frutas, legumes, verduras e salgados, depois no comércio de um tio. Aos 16 anos conseguiu emprego com registro em carteira, trabalhando em rádio durante 20 anos. Nesse período trabalhou também em televisão e jornal.

Iniciou seus estudos aos 7 anos, no ensino médio fez curso técnico em administração e depois cursou jornalismo na faculdade Nilton Lins em Manaus/AM. Sempre foi o melhor aluno.

Família católica, avô e pais catequistas, muito ligado a vida de igreja, berço de uma vocação que aos 26 anos o levou a ingressar no Seminário Pio X em Santarém/PA. Em 2008 transferiu-se para o Seminário São José em nossa Diocese, onde concluiu sua formação e foi ordenado presbítero em 03 de julho de 2011.

Sua primeira missão foi como formador. Em 13.02.2010, quando ainda era seminarista e cursava o 4º ano de teologia, Dom Joaquin lhe confiou a direção do Seminário Menor Padre João Martins. Já como presbítero, em 2015 tornou-se reitor do Seminário Maior São José, onde permanece até hoje.

Nesse período foi responsável pela formação de 8 padres: padre Vilk, padre Júnior, padre Everton, padre Arcanjo, padre Antônio Menezes, padre Robes, padre Raimundo Mustafá e padre Damas Antoine; e 3 diáconos transitórios: diácono Adriano, diácono Carlos Augusto e diácono Manoel.

Como formador, seus serviços não se restringem ao seminário, também exerce o magistério na Faculdade Diocesana São José – FADISI, ministrando as disciplinas: liturgia, sacramentos, homilética e comunicação. Contribuindo com a formação acadêmica dos futuros presbíteros e leigos que buscam o conhecimento naquela instituição de ensino superior. Para bem desempenhar essa função, o professor padre Jairo cursou mestrado em teologia e hoje é aluno do doutorado em educação.

Outros serviços da Diocese de Rio Branco são confiados ao padre Jairo Coelho: ele é o Ecônomo da diocese, sendo responsável pela gestão de toda administração da diocese e das obras sociais; no trabalho pastoral assume a coordenação da pastoral diocesana de liturgia, assessora a pastoral da comunicação, é responsável pela Área missionária Divina Misericórdia e vice-reitor na catedral Nossa Senhora de Nazaré; a nível regional, é o presidente da Organização dos Seminários do Brasil no Regional Noroeste.