Padre Roberto Le Goff completa 50 anos de ordenação sacerdotal

Neste domingo, 05, foi comemorado os 50 anos de ordenação do padre Roberto Le Goff. E essa data especial não passou em branco, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia em que vivemos.

Para celebrar o jubileu de ouro de Pe. Roberto, foi realizada uma missa de ação de graças na paróquia  N. Sra. Imaculada Conceição, da qual é pároco, foi presidida por ele, e concelebrada pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez. Na missa, Pe. Roberto recebeu homenagens por seu aniversário sacerdotal, e teve ainda, uma linda surpresa organizada por alguns fiéis da paróquia. Toda a celebração e homenagens foram transmitidas pelo facebook da paróquia, às 9h da manhã.

E também no domingo, Pe. Roberto Le Goff celebrou a missa na capela Mãe da Divina Providência, transmitida pela Tv Diocese, onde contou a história de sua trajetória sacerdotal. Na ocasião, também recebeu uma homenagem feita por uma paroquiana da paróquia onde atua. Em suas palavras, o padre agradeceu por sua caminhada, ‘Eu agradeço ao Pai por ter me chamado a viver a minha fé cristã como sacerdote da igreja de Jesus, seu filho.’ Destaca o sacerdote.

Trajetória sacerdotal do Pe. Roberto Le Goff

Nascido em uma família católica, decidiu entrar para o seminário, e no dia 05 de julho de 1970, recebeu o sacramento da ordem pelas mãos de Dom François Poirier, superior da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, na França.

E em setembro do mesmo ano, deixou a França e veio para o Brasil. Em São Paulo, aprendeu as primeiras noções da língua portuguesa, e conheceu um pouco sobre a realidade brasileira. E em 1971 iniciou seu ministério presbiterial  com o auxílio dos padres Jean daniel e Manoel Gicquello, em Peróla, no paraná, onde foi designado para atender no escritório da paróquia, a fim de se familiarizar com nosso idioma. Três meses depois Pe. Roberto foi transferido para uma paróquia vizinha, em Altônia.

Até então, a Sociedade dos padres de São Tiago estavam presentes somente no Paraná, porém os padres sentiam a necessidade de expandir os territórios de atuação, alcançando as igrejas que mais precisavam de padres. Sendo assim, a prelazia do Acre e Purus, acolheu os primeiros padres da sociedade, e Pe. Roberto foi para a paróquia São Pedro, em Boca do Acre, AM. Lugar onde passou sete anos descobrindo e procurando conhecer a realidade dos seringueiros, ribeirinhos e colonos.

No ano de 1984 voltou para a França a pedido de seus superiores, onde trabalhou durante três anos no Serviço Diocesano de Cooperação Missionária. E em 1987 regressou ao Brasil, onde assumiu a paróquia N. Sra. Imaculada Conceição, onde permaneceu por 11 anos.  Em 1999 voltou à França e ficou por 12 anos, assumindo o Centro Missionário Saint Jacques, que acolhia pessoas  e grupos para reuniões, retiros e férias.

E foi em 2012 que Pe. Roberto retornou para o Brasil, desta vez, para a Diocese de Rio Branco, se questionando sobre para onde o bispo Dom Joaquín lhe enviaria. E para sua grande surpresa, lhe foi pedido que assumisse novamente a paróquia N. Sra. Imaculada Conceição, a qual havia atuado a 12 anos atrás, e desde então, atua como pároco na paróquia.

Oremos pela vida sacerdotal de nosso sacerdote, peçamos forças e longa vida para que continue firme atuando no ministério que lhe foi designado!