Na manhã deste último domingo, 21 de agosto, aconteceu a celebração da Santa Missa na paróquia Imaculada Conceição, a celebração foi marcada por dois grandes momentos: a posse canônica do Padre Lanio Maximin e a despedida do Pe. Roberto Le Goff.

Paróquia Imaculada Conceição passa por mudanças paroquiais

A Santa Missa foi presidida pelo padre Roberto Le Goff e concelebrada pelo Bispo Dom Joaquín Pertíñez, que está se recuperando de uma cirurgia no Joelho e não pode presidir a celebração. Também se fizeram presentes os padres da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago que atuam nas diferentes paróquias da diocese de Rio Branco.

Posse padre Lanio Maximin

O rito de posse se deu com a leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, feita pelo Diácono permanente Márcio Damião, em seguida padre Lanio renovou suas promessas sacerdotais fazendo seu juramento de fidelidade e o cumprimento da Palavra de Deus, também recebeu das mãos do Bispo a chave do sacrário, como símbolo do que há de mais sagrado na paróquia.
“Obrigado meu Deus santo, rico em misericórdia, por ter me escolhido como sacerdote, para o serviço do reino, apesar de minhas limitações... desde minha chegada, fui super acolhido pelo clero e principalmente pelo bispo, muito obrigado Dom Joaquín, pela confiança depositada em mim, pode contar com minhas orações para o bem da igreja e de seus filhos e filhas… agradeço ao Padre Roberto, por me acolher nos momentos mais difíceis, que me introduziu na missão Acreana, sou muito grato pelas experiências vividas juntos, que Deus restaure sua saúde… amados paroquianos, sou muito grato por sua participação nesta celebração, obrigado pelo bom tratamento com os padres, obrigado por contribuírem sempre, peço a Deus sua graça e bençãos, para mantermos uma paróquia unida. Que a virgem Maria e Imaculada Conceição
nos acompanhe nesta missão.”

Despedida Padre Roberto

A despedida do padre Roberto aconteceu após a comunhão onde a comentarista fez a leitura de uma carta contando um pouco da trajetória do pároco pelas diferentes comunidades da paróquia, enfatizando as missões e a criação de várias comunidades no período que esteve a frente da paróquia. Na ocasião o bispo presenteou padre Roberto com um exemplar de seu livro, livro este que conta a história da presença da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago na Diocese de Rio Branco, um momento de muita emoção de Le Goff e dos fiéis que ali fizeram-se presentes, não para dizer um adeus, mas um até logo ao amado padre Roberto.

A paróquia Imaculada conceição está presente em diferentes bairros da capital Rio Branco, tendo 16 comunidades que integram a paróquia.