Paróquia Santa Clara celebra a festa litúrgica de sua padroeira

Nesta terça-feira, 11, foi celebrada a festa de Santa Clara, e mesmo em meio à pandemia, a paróquia que carrega o nome da padroeira não deixou essa data passar em branco. Com o tema, ‘A exemplo de Santa Clara, possamos escutar e defender a vida’, toda a programação foi transmitida pelas redes sociais da paróquia, respeitando e confirmando o compromisso com a vida e saúde de seus fiéis em meio à pandemia do Covid-19.

A paróquia organizou um tríduo em honra à santa, que se iniciou no sábado, 08, e finalizou-se na segunda-feira, 10. As três noites foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da paróquia. E na terça-feira, dia dedicado à padroeira da televisão, houve a santa missa, presidida pelo padre André Nazaré, pároco da Santa Clara. A missa foi transmitida pela TV Diocese e pelo Facebook da Diocese de Rio Branco, diretamente da capela Mãe da Divina Providência.

Durante a homilia,  padre André falou sobre seu desejo para a festa da paróquia, ‘Certamente eu queria que fizéssemos uma bonita festa da paróquia e da padroeira, mas infelizmente não é possível, diante da atual situação a qual vivemos.’ E finalizou dirigindo-se aos paroquianos de Santa Clara, ‘Coragem, nós iremos fazer desta igreja, plantada nesta diocese, uma igreja em missão, somente juntos na união e na fraternidade, igreja de Cristo! Contem comigo, enquanto minha provisão durar, edificaremos a cada dia esta igreja.’

As três noites de tríduo tiveram temas específicos, a primeira noite teve como tema ‘A boa nova que tocou a alma de santa Clara’. Na segunda noite o tema foi ‘A pobreza como valor evangélico’. Já na terceira noite de tríduo o tema foi ‘A alegria de servir a Deus nos altares’.

Quem foi Santa Clara...

Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida.

Em 1212, quando tinha apenas 18 anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis, ela era esperada para fazer os primeiros votos e entrar no convento dos franciscanos. Santa Clara de Assis, uma discípula de São Francisco de Assis. Teve seus cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara, juntamente com outras moças, deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz.

A família de Santa Clara de Assis tentou buscá-la, mas ela se recusou a voltar, mostrando para o seu tio Monaldo os cabelos cortados. Ele, então, desistiu de levá-la. Nisso, sua irmã Catarina, também foge para o convento aos 15 anos de idade. A família envia novamente o Tio Monaldo para busca-la à força. Monaldo amarra a moça e prepara-se para arrastá-la de volta para casa. Clara não suporta ver o sofrimento da irmã e pede ao Pai Celeste que intervenha. Então a menina amarrada ficou tão pesada que ninguém conseguia movê-la. Monaldo, então, desistiu. Catarina entrou para o convento e recebeu o nome de Inês.

Um ano antes de Santa Clara falecer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido). Não tendo condições de ir por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama em seu quarto no convento.

Segundo seus relatos, a  Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu humilde quarto.  Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair de sua cama. O fato foi confirmado quando Santa Clara de Assis contou fatos acontecidos na missa, detalhando palavras do sermão do celebrante. Mais tarde, várias pessoas que estiveram na missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceram.

Assim, pelo fato de Santa clara ter assistido a uma celebração à distância, em 14 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão.

Santa Clara de Assis morreu em Assis no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. O Papa mandou enterrá-la na Igreja de São Jorge, onde São Francisco estava enterrado. Em 1260 depois de construída a Basílica de Santa Clara, ao lado da Igreja de São Jorge seu corpo foi transladado com todas as honras para lá. Sua canonização foi oficializada pelo Papa Alexandre lV, no ano de 1255, dois anos após sua morte. Santa Clara de Assis é representada com uma roupa marrom e touca branca, com uma custódia com o Santíssimo sacramento.