Paróquia Santa Cruz acolhe os símbolos do Centenário da igreja católica no Acre

Cristo Seringueiro, Nossa Senhora da Seringueira e a Barca. Os ícones do Centenário que representam a história da igreja católica no Acre, voltaram a peregrinar pelas paróquias da Diocese de Rio Branco. Neste sábado (11), a paróquia Santa Cruz recebeu os símbolos, em cerimônia de acolhida conduzida pelo padre Marcos e os diáconos Miranda e Lealdécio.

“Toda a programação do Centenário tem duração de quatro anos, é um projeto do nosso bispo Dom Joaquín, em preparação para o ano de 2020, onde haverá a grande festa do jubileu, dos 100 anos de história da igreja católica em terras acreanas. Será uma celebração, mas também será  uma reflexão de nossa caminhada”, disse o diácono Miranda, coordenador do projeto Rumo ao Centenário.

Com a chegada dos símbolos na paróquia, os fiéis devem participar de uma breve formação sobre a história da igreja católica no Acre. Segundo padre Marcos, a intenção da paróquia e continuar a peregrinação dos ícones por todas as comunidades da igreja.

Dezenas de fiéis estiveram presentes na chegada dos ícones da paróquia (Foto: Consuela Araújo/TV Diocese).

“Nós procuramos receber os símbolos, a partir de um resgate histórico da Diocese, fizemos um ato celebrativo, recapitulando as datas mais importantes, que marcaram a história da Diocese nesses 100 anos. Queremos fazer com que os ícones percorram todas as comunidades da nossa paroquia”, disse padre Marcos.

Após 15 dias, os símbolos do Centenário seguem para a paroquia São Lourenço, na Vila do V, no município de Porto Acre (AC).