Paróquia São Pedro Apóstolo realiza festa em honra a seu padroeiro

Nesta segunda-feira, 29, é celebrado o dia de São Pedro, um dos mais conhecidos santos de nossa igreja. E a paróquia São Pedro Apóstolo, localizada no município de Boca do Acre – AM, realizou uma bela programação para celebrar seu padroeiro.

A festa de São Pedro teve como tema, ‘A exemplo de Simão Pedro, seguiremos, Senhor, a tua palavra, que é de vida eterna’ (Jo, 6,68). Aconteceram nove noites de novena, tendo início no dia 20 de junho, e finalizando no dia 28 de junho.

E no dia 29, na segunda, foi celebrada a santa missa em honra a São Pedro, presidida pelo padre José Jares, e concelebrada pelo padre Miguel Lucas. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelas redes socias da paróquia, e obedecendo aos critérios da quarentena imposta pela pandemia do Covid-19.

A paróquia está vivendo o Ano da Palavra, e apesar apesar de não poder realizar as festividades tradicionais da festa de São Pedro, o pároco Miguel Lucas, ressalta que ‘tentamos animar as pessoas, pois claro que existe uma alegria naquilo que é externo, mas motivamos os fiéis a entender que uma alegria maior deve ser cultivada no coração, alegria que é dada pelo espírito, vinda de Deus, pois quando há essa alegria, superamos tudo’. Padre Miguel completa dizendo, ‘ foi uma festa muito bonita, mesmo longe físicamente das pessoas, mas juntos em oração e em comunhão’.

História de São Pedro

São Pedro foi apóstolo de Cristo,  tido como fundador da igreja Cristã em Roma,  é considerado pela igreja católica, o primeiro papa. A história conta que Jesus pregava no mar da Galileia quando viu dois barcos às margens do lago. Ao se aproximar  das embarcações, Jesus observou que os homens não tinham pescado nenhum peixe, então ordenou  que Pedro lançasse novamente a rede.

Ao lançar a rede, Pedro apanhou uma enorme quantidade de peixes, tantos que outros homens foram necessários para ajudá-lo. Foi Jesus que nomeou o pescador, que até então se chamava Simão, de Pedro. Ele disse: ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei minha igreja’.

Pedro morreu em Roma, com aproximadamente 70 anos, ele pregava o evangelho na cidade quando foi descoberto pelos romanos, que o prenderam e condenaram-no à morte por crucificação.