Rádio Web Providência    POPUP
 

Na manhã deste domingo (10) o Bispo Dom Joaquín Pertiñez, presidiu a missa de posse canônica por tempo indeterminado do Padre Thyarles , na Paróquia São Pedro, no município de Boca do Acre (AM).

Paróquia São Pedro de Boca do Acre (AM) tem Posse de Novo Pároco

 A Santa Missa de posse canônica, por tempo indeterminado, do Padre  Thyarles, contou com centenas de fiéis,  estavam presentes o Padre Igor da paróquia São Francisco (Platô do Piquiá - AM) e o Padre Arcanjo, Pároco da Paróquia Santo Antônio (Capixaba - AC), e contou com o serviço litúrgico dos Diáconos permanentes Alcemir Souza e Almir Miranda, e os dois Diáconos transitórios: Diego Marques e Eciclei Costa.

Em sua homília O Bipo Diocesano ressalta o papel do pároco junto à sua comunidade. O quanto este deve estar próximo ao povo de Deus, e enfatizou que a comunidade deve acolher seu pároco com muito carinho e rezar por ele.
  
O primeiro contato de Padre Thyarles, com o município de Boca do Acre (AM) foi em 2020, na Paróquia São Pedro, neste período o mesmo ainda era Seminarista, no dia 8 de Dezembro de 2020 teve sua Ordenação Diaconal na Diocese de Fortaleza (CE), e retornou para a Paróquia São Pedro, para seu estagio pastoral, sendo responsável pelos sacramentos de Iniciação Cristã, Pastoral Carcerária, Pastoral da Juventude e Renovação Carismática. Concluindo seu estágio Pastoral, Thyarles retorna a sua Diocese de origem para a Ordenação Presbiteral, que aconteceu no dia 22 de Dezembro de 2021. Após sua ordenação Presbiteral, o novo Padre é enviado em missão, para exercer a função de vigário na Paróquia São Pedro na cidade de Boca do Acre (AM), que tinha como pároco o Francisco Natanaelson, que por motivo de saúde, precisou retornar para sua diocese de origem, para receber os devidos cuidados. 
Na ausência do então pároco Padre Natanaelson, o Bispo Dom Joaquín, empossou Padre Thyarles como novo Pároco da Paróquia São Pedro. 

A posse canônica é uma cerimônia com forte significado que atribui ao pároco todos os deveres de uma determinada paróquia seguindo as normas litúrgicas e canônicas. Durante o rito de posse, Padre Thyarles diante a comunidade e ao Bispo Dom Joaquín, renovou sua profissão de fé e as suas promessas sacerdotais.

O novo Pároco agradeceu a presença de todos e destacou a alegria da presença do Bispo que, confia à paróquia em sua caminhada de fé, falou também da alegria de pertencer a uma paróquia com algumas particularidades que lhe conferem uma beleza singular, como a grande presença de famílias religiosas, e sua ampla extensão territorial, trazendo dificuldades de evangelizar neste chão amazônico," que não possam ser empecilhos, mas sim motivação para exercer minha função de Pároco". Disse Padre Thyarles 

Ao final da celebração, o Bispo relembra que era entregue a chave da cidade aos párocos empossados, entretanto como os tempos haviam mudado,  entregou ao padre Thyarles a chave do Sacrário, como responsabilidade do bem mais precioso da igreja e assim, confiando povo de Deus a Ele.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas