Paróquia São Peregrino celebra festa do padroeiro

Todos os anos, no dia 04 de maio, é realizada a festa em honra a São Peregrino, com procissão da imagem pelas ruas do bairro Floresta e, em seguida, a celebração da santa missa na paróquia que recebe o nome do Santo.

A celebração foi presidida pelo pároco, Frei Antônio Eugênio Chemim. A igreja ficou lota com a presença de vários devotos do santo padroeiro, que também é patrono da Diocese.

“A nossa festa que é também uma festa da nossa Diocese, pois são peregrino é o padroeiro dela, e isso a gente têm com muito carinho com muito amor, sabendo que nós estamos aqui rezando por toda a Diocese. Então a gente quer agradecer sempre a Deus pela oportunidade de estarmos aqui hoje festejando São Peregrino e poder levar a devoção deste santo a tantos irmãos e irmãs”, disse o Frei.

Fiéis reunidos na paróquia São Peregrino para o encerramento da festa do padroeiro (Edinho Maciel/TV Diocese).

São Peregrino é o protetor do mal do câncer. Um santo italiano que encontrou na devoção a Deus a cura para uma ferida na perna. Na época não se conhecia o câncer, mas médicos examinaram a perna de São Peregrino e diagnosticaram que a ferida era incurável e que seria necessária a amputação da perna. Naquela noite ele se dirigiu a uma sala onde tinha uma imagem de Jesus crucificado e rezou. Na mesma noite São Peregrino sonhou que Jesus saia da cruz e curava sua perna, quando os médicos voltaram na manhã seguinte para realizar a cirurgia constataram que a ferida havia sumido.

Devota, Vicinete conta que já recebeu uma graça através do santo padroeiro.

“Eu fui ao médico, e ele disse que eu estava com um começo de câncer no útero. Eu comecei a vir para a paróquia e ficar devota de São Peregrino, pedindo por interseção dele, que eu ficasse curada, que sempre iria permanecer na igreja e nunca iria dizer um não para a igreja. Fui para Goiânia (GO), chegando lá o médico confirmou que realmente precisaria tirar meu útero e ia ver se precisaria fazer quimioterapia, mas a fé foi tão grande que Deus me curou e São Peregrino também”, disse.