Rádio Web Providência    POPUP
 
Pastoral da Juventude Realiza X Assembleia Diocesana de Pastoral

Com o tema: \"PJ: Construir o bem viver gerando unidade na diversidade\", e com o lema: “Jesus, o vinho novo para os desafios urgentes” (Pe. Maicon) e iluminados pela escritura de João “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5), a Pastoral da Juventude (PJ), realizou a sua X Assembleia de Diocesana de Pastoral(ADPJ).
O encontro foi realizado na chácara da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, Travessa da Cerâmica, Belo Jardim I, na capital Rio Branco. Do dia 1 a 3 de julho, reunindo coordenadores e assessores paroquiais das paroquias da Diocese de Rio Branco. 
Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude é um dos espaços de vivência e organização pastoral que possui caráter avaliativo, deliberativo, eletivo e celebrativo, deve ser um momento depreparação dos/nos grupos de jovens para que as realidades das juventudes desse chão amazônico possam florir. Ela é a instância máxima e soberana de tomada de decisões da PJ na Diocese e idealmente é realizada de dois em dois anos, constituindo-se em um espaço especial para troca de experiências, definição das necessidades e caminhos comuns, bem como, fazer opções e aprovar as pistas de ações diocesanas da PJ, em comunhão com as orientações da Igreja local.
"Foi um momento de análise de conjuntura, escuta das realidades, revisão do caminho, aprofundamento e conversas sobre desafios das Juventudes,  escolhas de prioridades, reafirmar lutas e sonhos. A Assembleia foi também eletiva, de modo que com emoção agradecemos a CDPJ que lutou ao nosso lado nos últimos 4 anos , por causa da pandemia,  com alegria vimos ser eleita uma nova coordenação e eles os delegados ainda indicaram os novos Assessores.  Parabéns pela bela Assembleia PJ!" disse Pe Anderson Marçal, Coordenador Diocesano de Pastoral.
Dom Joaquín, Bispo da Diocese de Rio Branco, encaminhou uma carta para os jovens que estavam na Assembleia, confira na integra:
Prezados jovens da nossa Diocese de Rio Branco: Paz! 
Que bom, que vocês estão aí participando dessa Assembleia da PJ da nossa Igreja, pensando e olhando para os 50 anos da Pastoral da Juventude!
Que bom, que tantos jovens das diversas paróquias, estão mostrando o rosto jovem da nossa Igreja, cheios de vida, fé e esperança.
Que bom, que vocês não se perderam no meio do temporal da pandemia, que acabou com tantas coisas da nossa vida e da nossa Igreja.
São novos tempos que devemos viver, superando todas as adversidades, barreiras e provações possíveis, procurando um novo modo de viver, para fazer um mundo melhor para todos.
A pandemia pode ser um divisor de águas para nossa Igreja e na vida de nosso povo. E todos devemos nos perguntar: Que Deus está querendo de nós, neste “novo tempo” que vamos viver?
É possível, que Deus nos esteja pedindo re-fundar, re-inventar, re-criar e tomar novos caminhos a serem percorridos, como já nos apontava o Sínodo para a Amazônia: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
E, vocês jovens são especialistas nisso mesmo: refundando, reinventando e recriando novas formas de levar a cabo nossa missão de evangelizar, especialmente aos jovens da nossa sociedade.
São os novos caminhos que devemos percorrer na nossa Amazônia, sem esquecer ninguém, nem deixando ninguém para trás, dentro dessa ecologia integral que nos pede o Papa Francisco, sem esquecer o ser humano que aqui habita e que não tem sua vida e seus direitos respeitados muitas vezes.
Vocês, prezados jovens, já são o presente e o futuro da nossa sociedade e da nossa Igreja, e vocês são também um “presente” para nós, dando e testemunhando essa fé e vontade de viver num mundo mais solidário e fraterno.
Jesus deve ser esse vinho novo para os desafios urgentes que vocês já estão enxergando no mundo, especialmente no mundo juvenil. 
Por motivos de saúde não posso estar presente fisicamente, mas acompanho todos esses passos que estão dando, pedindo a intercessão de São Pedro e São Paulo, neste dia da sua solenidade, para que permaneçam sempre firmes e fieis à fé que professaram e que devem testemunhar no meio do nosso mundo. 
Parabéns para todos, junto com minha bênção e meu abraço fraterno.
Dom Joaquín Pertíñez
Bispo de Rio Branco  

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas