Pj da Cristo libertador retoma os encontros de forma remota

No sábado (20) a Pastoral da Juventude da paróquia Cristo Libertador retomou o Encontros de Jovens da paróquia. Com o tema ‘PJ da Cristo em: Entra no Meet com a gente’, o encontro aconteceu de forma online e contou com a participação de 25 jovens.

Diferente dos encontros realizados tradicionalmente, o encontro online permite a aproximação espiritual dos jovens, mesmo que de forma remota. Segundo uma das coordenadoras da Pj da paróquia, ‘o retorno dos encontros é reflexo do que conseguimos trabalhar em 2020, surgiu com o intuito de lidar com a esperança e de forma coletiva em meio a pandemia, uma das vertentes da Pj é o coletivo e não queríamos nos distanciar e nem perder os nossos jovens.’ Naiely Castro, completa ainda que, ‘os encontros virtuais estão sendo uma forma de cuidado e continuidade do serviço pastoral.’

As barreiras para a realização do encontro vão desde a falta de equipamentos e a falta de acesso à internet, mas isso não impediu que o momento fosse realizado. ‘Nosso retorno foi fundamental para que cada jovem soubesse que ainda estamos presentes e que por meio da acolhida, afeto e todo carinho nós carregamos o nosso compromisso de evangelização de jovens de formas remota. É bem difícil alcançar a todos, tendo em vista as dificuldades de acesso à internet e tecnologia, mas a cada um que a gente consegue falar é uma felicidade enorme.’ Destaca, Emylaine Oliveira, coordenadora da Pj.

Diferente dos encontros presenciais, que permitem um contato caloroso e uma comunhão física entre os jovens, o que é típico desses encontros, na forma remota, os jovens precisaram se adaptar a conversar e reviver essa comunhão mesmo distantes. ‘Sempre fomos muitos carinhosos e afetuosos, sempre com abraços, beijos, e sorrisos nos nossos encontros e atividades pastorais, então a saudade dos encontros presenciais aperta forte. Hoje ficamos com os sorrisos a distância por meio de telinhas, mas com a certeza de que isso também é uma forma de cuidar e ficamos felizes por todos estarem bem e com saúde.’ Frisa, Emylaine.