Primeiro domingo de setembro foi marcado pelo retorno das missas presenciais na Diocese de Rio Branco

Neste primeiro domingo de setembro, 06, a Diocese de Rio Branco voltou a realizar as celebrações de missas presenciais na catedral Nossa Senhora de Nazaré e nas demais paróquias da Diocese.

Após mais de cinco meses com transmissão das celebrações pelo facebook da diocese e pelo canal da TV Diocese, as missas presenciais voltaram com uma série de restrições que permitem a presença dos fiéis nas igrejas de forma segura, como por exemplo, a limitação da capacidade a 30% nos templos; não podem participar pessoas com mais de 60 anos, menores de 10 anos e grupo de risco; álcool em gel para higienizar as mãos; demarcação no chão para manter o distanciamento; uso de máscara.

A catedral Nossa Senhora de Nazaré tem capacidade para comportar até 600 pessoas, mas com as normas de segurança, sua capacidade estará reduzida ao total de 180 pessoas, o que corresponde aos 30% permitido pelas autoridades sanitárias. Assim como na catedral, as paróquias também tiveram o número de fiéis reduzidos nas missas.

Padre Manoel Costa, reitor da catedral, fala sobre o cuidado no retorno das missas: ‘A idéia principal é preservar as pessoas. Estamos tomando todas as medidas de segurança para garantir a proteção para que a pessoa venha rezar, mas sabendo que na igreja não vai encontrar uma oportunidade para ficar doente.’  As transmissões das missas pelos meios digitais continuam diariamente pelo Facebook da Diocese de Rio Branco e pela TV Diocese, canal 35.1.

Na catedral as celebrações eucarísticas serão realizadas todos os domingos, nos horários as 8h e 17h. E nas paróquias, centros paroquiais e áreas missionárias da diocese, as missas acontecerão também aos domingos, nos horários estipulados por cada uma. A participação dos fiéis se dará por meio de agendamento prévio. Por isso é necessário que quem tiver interesse em participar de alguma missa, entre em contato com sua paróquia. As missas nas comunidades continuam suspensas.