Primeiros irmãos e irmãs Professos na Ordem Franciscana Secular do Brasil - OFS no Acre.

A Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), por meio da Ministra Nacional da OFS, Maria José Coelho, juntamente com a Coordenadora Nacional da Formação, Bernadete Pereira, o Ministro Regional da OFS de São Paulo, Antônio Júlio, a Coordenadora Regional de Formação de Santa Catarina, Roseli, os frades capuchinhos Frei Henrique - Assistente Espiritual da OFS/JUFRA (Juventude Franciscana) e Frei Ricardo da Custodia do Amazonas e Roraima, estiveram em Rio Branco nos dias 23, 24 e 25 de setembro, para o acolhimento dos irmãos e irmãs por meio da Profissão, Ereção (fundação/elevação) Canônica da Fraternidade da OFS e Capítulo Eletivo, realizado pela tarde do dia 25.09.

Já na manhã do último domingo, 25/09, às 08h, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, foi de grande alegria e emoção para os 11 irmãos e irmãs que tornaram-se Professos oficialmente à Ordem Franciscana Secular do Brasil. A Celebração presidida pelo Frei Henrique OFM Cap e concelebrada pelo Frei Ricardo OFM Cap, Padre Manoel Monte - Reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, os padres diocesanos Joaquim Guimarães e Jorge Herco, e o Diácono Permanente Roberto Batista.

Presentes às irmãs franciscanas, representando à Família Franciscana do Acre, bem como outras Congregações Religiosas, além de irmãos da comunidade do daime, que participaram da celebração eucarística, neste momento histórico em nossa Diocese.

No início da celebração, Padre Manoel Monte, acolheu o celebrante e a Ministra Nacional. Frei Henrique, por sua vez, agradeceu pelo acolhimento e explicou o sentido e a importância pública do Rito da Profissão definitiva dos irmãos na Ordem Franciscana Secular, pois, como leigos e leigas como são os membros da OFS, assumiram diante de Deus e da Igreja, o compromisso para o seguimento do Santo Evangelho, seguindo os passos de São Francisco de Assis.

Após a Proclamação do Evangelho, a Mestre de Formação, Bernadete, conduziu a apresentação dos professandos(as). Em seguida, a Ministra Nacional, Maria José, interrogou os professandos(as) e eles/elas responderam: “Pedimos a Profissão Definitiva da Regra da Ordem Franciscana Secular. A experiência do Tempo de Formação confirmou em nós, a convicção de que o Senhor nos chama a viver o Evangelho, seguindo os passos de São Francisco de Assis”.

Padre Manoel, recordou que o último domingo de setembro é o Mês da Bíblia, lembrando que Francisco era um homem do Evangelho, pois, abrasava o coração com suaa ações. E assim, os 11 escolhidos, devem deixar sempre o coração abrasado neste carisma franciscanos. “Queridos amigos, vocês irão fazer a vossa Profissão solene, e este exemplo de São Francisco de Assis, que abrasado por esta Palavra, foi para aquele seu mundo a transformação de Deus, para o coração tantos e para o mundo”, disse.

Frei Henrique conduziu o Rito de Profissão e a Ministra Nacional, recebeu à profissão dos irmãos e irmãs, após a expressão pública de cada um/uma dizendo: \"Eu, (nome do professando/a), tendo recebido do Senhor a graça de Professar, renovo as minhas promessas do Batismo e me consagro ao serviço do seu Reino. Prometo, pois, viver no meu estado secular, por todo o tempo de minha vida, o Evangelho de Jesus Cristo na Ordem Franciscana Secular, observando a sua Regra. A graça do Espírito Santo, a intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de São Francisco de Assis e a comunhão fraterna me ajudem sempre a conseguir a perfeição da caridade cristã\".

Depois, cada irmão e irmã, receberam o distintivo da OFS do Brasil e o crucifixo de São Damião, ambos, sinal de pertença à OFS. Em seguida, houve a saudação de Paz e Bem entre os irmãos e irmãs.

Antes da bênção final, Antônio Júlio leu a carta de autorização para a Ereção Canônica assinada pelo Bispo Diocesano Dom Joaquín. Já Frei Ricardo Luis, que neste ato, era o Delegado do Frei Mário Ivon Ribeiro, Custódio dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, leu o Decreto de Ereção Canônica da Fraternidade na Diocese de Rio Branco, com o nome de São Pio de Pietrelcina.

Ao término da celebração, os Neoprofessos(as) tiraram fotos, receberam os cumprimentos dos celebrantes, das religiosas e familiares presentes neste dia de graça e alegria para a Ordem Franciscana Secular do Brasil.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS, tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis.

A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221, portanto, uma Ordem que completou 800 anos em 2021. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II)

Paz e Bem