Quarta-feira de Cinzas e lançamento da CF 2019 marcam abertura da Quaresma na Diocese

Nesta quarta-feira (6), os católicos celebram a quarta-feira de cinzas, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Rio Branco, dom Joaquín Pertíñez, concelebrada pelo reitor da Catedral, padre Manoel Monte, assistida pelo diácono transitório Robis Pierre e o diácono permanente, coordenador de campanha, Antônio Crispim.

Neste dia inicia a Quaresma, que são os 40 dias que antecedem a Semana Santa, um tempo marcado pela oração e penitência. Segundo dom Joaquín, a Quaresma é momento de encontrar-se com Deus.

Dom Joaquín Pertíñez (Foto: Catarina Ribeiro/TV Diocese).

”É esse tempo propício, favorável, que Deus nos convida a conversão, a mudança de vida, mudanças de atitudes e de ações concretas, em favor sobretudo dos mais necessitados, procurando ter esse coração misericordioso para com aqueles que tem mais necessidades que nós”, disse.

No Brasil, a quarta-feira de Cinzas também é o dia de abertura da Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano o tema da CF é Fraternidade e Políticas Públicas. Segundo o coordenador de campanha da Diocese, diácono Antônio Crispim, durante a CF é necessário fazer uma reflexão sobre a verdadeira postura dos cristãos diante de uma sociedade desigual.

“A Campanha da Fraternidade durante o tempo da quaresma, ela vem nos sensibilizando ainda mais para essas questões sociais, nós precisamos ser cristãos na igreja e na sociedade”, afirmou.