Quase-paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra festa da padroeira

A quase-paróquia Nossa Senhora de Fátima celebrou a festa de sua padroeira nesta segunda-feira (13). A programação começou com uma carreata, onde os fiéis saíram da comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no KM 80 da Transacreana, até a sede da paróquia que fica na Vila verde, KM 58. Na quase-paróquia a comunidade participou da missa solene, presidida pelo bispo da diocese de Rio Branco, dom Joaquín Pertíñez.

“Saímos com poucos carros, mas com muita alegria, e com a benção de uma chuva que tivemos durante todo o dia. Isto não impediu de realizarmos este momento como estava programado. Na celebração de hoje, foi ressalta a importância da nossa devoção ao rosário, dado que nossa padroeira nos pede esse amor a cada dia mais e a oração pelas famílias”, afirma a irmã Célia Ângela, coordenadora da quase-paróquia.

Comunidade durante procissão (Edinho Maciel/TV Diocese).

Durante a homilia o bispo falou sobre a importância dos fiéis rezarem o terço. Luiz da Silva Lima foi convidado por dom Joaquín para assumir o terço dos homens nas comunidades da igreja.

“Cada desafio tem uma lógica, quando se fala em rezar o terço, é algo de importante em nossa vida, nos alimenta no corpo, na alma e no espírito, e fico feliz em ter recebido esse convite para protagonizar esse momento”, conta Luiz.

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.

As aparições de Nossa Senhora se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5Km de Fátima. A mãe de Deus aparecia por volta do meio-dia, sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura.

Por algum misterioso desígnio de Deus, as três crianças foram privilegiadas, mas desigualmente: as três viam Nossa Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia a Santíssima Virgem, e também falava com ela.