Rádio Web Providência    POPUP
 
Santa Luzia: A santa protetora dos olhos

Neste último domingo (13) a igreja celebrou o dia de Santa Luzia, a padroeira dos olhos. A Santa é muito popular na comunidade católica e carrrega o título de  padroeira dos olhos, porque, segundo uma antiga tradição, teriam arrancado os olhos dela por proclamar firmemente a fé em Deus, entretanto, ela recuperou a visão. Seu próprio nome deriva da palavra luz.

Santa Luzia é conhecida por sua generosidade, humildade e devoção. Nasceu na Itália, em uma família nobre. Ela fez voto de castidade em segredo, e após orações, sua mãe se curou de uma enfermidade, permitindo, assim, que Luzia realizasse seu desejo de se consagrar a Deus e repartir sua fortuna aos pobres.

Luzia tinha um pretendente pagão, que não aceitou sua escolha e a delatou como cristã. O juiz insistiu para que desistisse, mas Santa Luzia lhe respondeu: ‘É inútil que insista. Jamais poderá me apartar do amor a meu Senhor Jesus Cristo’. O juiz a ameaçou prostituí-la e ela lhe disse: ‘O corpo fica poluído somente se a alma consente’.
Pela graça de Deus, os guardas não puderam mover Santa Luzia do local onde estava e a sentença não pôde se cumprir. Então, tentaram queimá-la na fogueira e também fracassaram. Por último, decapitaram-na e, mesmo assim, Santa Luzia seguiu exortando os fiéis para que permaneçam firmes.

Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: ‘Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade’. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Oração à Santa Luzia
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que, os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.
Santa Luzia rogai por nós !

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas