A Diocese de Rio Branco através da Pastoral Familiar vai celebrar, depois de 2 anos, a Semana Nacional da Família, com o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”.

Semana Nacional da Família - “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”.

Desejamos que essa retomada marque um tempo de esperança e renascimento, por conta da pandemia do novo corona vírus.
Essa Semana visa reforçar o vínculo do amor familiar, como fonte e chamado a viver e a testemunhar a “conjugalidade” e a construção de um lar profundamente e autenticamente cristão, sendo um dos maiores desafios para a plenitude e a felicidade humana.
Diante de uma civilização do efêmero e do líquido dos relacionamentos, investir na resiliência, e na permanência dos laços familiares, faz parte da superação da pandemia e da maior crise sanitária da humanidade.
Nos tempos atuais, o individualismo é vivido ao extremo podendo ser chamado de “hiper-individualismo narcísico”, o ser humano se encontra desorientado, correndo atrás de uma felicidade paradoxal, alcançando, no mais das vezes, a própria decepção.
Como Igreja queremos reafirmar uníssonos que a família é prioridade no caminho missionário e na vida da Igreja.  No seio da família aprendemos que é bom servir e experimentamos a alegria de poder fazer o bem ao próximo. Sem dúvida a família tem essa nobre missão de ser o lugar onde primeiro se experimenta essa verdade cristã.  A Pastoral Familiar da Igreja Católica, insiste que esses valores e aprendizados, que são permanentes, quando bem vividos no ambiente familiar, repercutem na vida em sociedade.
Aprendemos, nesta situação ameaçadora e triste, imposta pela pandemia que o melhor lugar para estar e viver é a família. Que, sem este equipamento social, de origem e natureza divina, estamos de veras profundamente desprotegidos e solitários.
Essa Semana da Família vai insistir que o pertencimento familiar nos garante o espaço em que somos avaliados pelo que somos, e não pelo que produzimos, temos, ou a beleza que oferecemos.
É importante recordar que a família é o melhor ecossistema da Terra, pois reproduz, como imagem, a Santíssima Trindade, um Deus, que no seu ser e essência, é uma família de pessoas. É a escola da mais fina humanidade, o recurso mais valioso da sociedade e do Estado, a unidade básica da Igreja, ou a Igreja doméstica, o único investimento que dá benefícios sobrenaturais, o melhor seminário, e o berço e a genealogia da pessoa humana.
Aprender a amar e servir, ser uma pessoa do bem, ter vergonha na cara, e respeitar as demais pessoas e a todas as criaturas, com a mais fina bondade e ternura, são algumas das lições familiares. Como dizia bem o político José Mujica: “algumas coisas aprendi na escola, mas o fundamental para ser um cidadão e uma pessoa honesta e íntegra, servidora do bem comum, eu aprendi com a minha família”.
O tempo de pandemia que estamos ainda a viver é muito desafiante, pois à regra do distanciamento social deveria sobrepor-se o imperativo da proximidade solidária dos cristãos junto de quem sofre. Os gestos simples e pequenos que podem ser a prática de uma vida de santidade. Uma santidade que pode estar ali “ao pé da porta”, como escreve o Papa na sua Exortação Apostólica sobre a santidade publicada em abril de 2018. “Gaudete et Exsultate”, “Alegrai-vos e Exultai” é o título do texto do Santo Padre do qual recordamos aqui e que inspirou o tema dessa Semana Nacional.
Ser santo é ser plenamente humano, viver a caridade num padrão cotidiano, em todos os relacionamentos e atitudes, e isso nos leva a afirmar, sem receio, a sermos exagerados ou parciais, uma vez que, detrás de cada santo ou pessoa inteiramente humana e serviçal, há uma família educadora, que amou profundamente, e, sem reservas, como Cristo nos ensinou.
Essa semana terá sua culminância no XVI CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR que acontecerá nos dias 26 a 28 de agosto desse ano na cidade catarinense de Governador Celso Ramos (SC).
É desejo da pastoral Familiar e da Diocese de Rio Branco que as famílias possam se mobilizar para realizar em todas as paróquias essa Semana toda especial que inauguraremos amanhã as 19h00 com uma missa aqui mesmo na Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
Muito obrigado a Todos.
Pe. Anderson Marçal – Coordenador de Pastoral
Diác. Jonismar e Edivane – Casal coordenador Diocesano da Pastoral Familiar.