Seminário São José celebra 15 Anos

O Seminário São José completou 15 anos no último domingo,18. Em alusão a data o bispo diocesano, dom Joaquín Pertíñez, celebrou missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré em Rio Branco. A missa contou com a presença de alguns padres, entre eles o reitor do Seminário Maior, padre Jairo Coelho, que aproveitou a ocasião para agradecer a Deus por fazer parte dessa história.

Catedral ficou lotada durante a celebração (Foto: TV Diocese)

“Para mim, é uma alegria muito grande! Pois fui seminarista no Seminário Maior São José e hoje estou como reitor. São duas realidades diferentes, mas, igualmente importantes. Louvo e agradeço a Deus por esses 15 anos do nosso Seminário, o coração da Diocese”, disse.

Os seminaristas da Diocese de Rio Branco também estiveram presentes na celebração e se juntaram as centenas de fieis que lotaram a Catedral. Segundo o seminarista, Thiago Araújo, o sentimento é de gratidão em fazer parte do seminário. "Me sinto muito grato e feliz em participar dessa casa formativa que me recebeu muito bem e hoje só tenho a agradecer", afirmou.

O pároco da paróquia São Judas Tadeu, Antônio Menezes, é um dos padres da Diocese que foram formados no seminários. Como promotor da pastoral vocacional, ele faz um convite. “Minha gratidão é eterna! Jovem que tal ser padre? Convido aqueles que desejam se tornar padres que nos procurem. Estamos de braços abertos”, afirmou

Padre Antônio Menezes durante celebração dos 15 anos do seminário Maior (Foto: TV Diocese)

Fundação

O Seminário Maior teve início em 2003, ano em que a Diocese de Rio Branco teve intensas ações pela passagem do “Ano Vocacional”. As atividades do Seminário Maior começaram em Fevereiro, mas na inauguração do espaço só aconteceu em 20 de Novembro do mesmo ano.

Antes de sua fundação, os seminaristas maiores estudavam em Porto Velho, no Seminário Arquidiocesano. Porém, a experiência não era satisfatória, e para dar continuidade ao trabalho vocacional começado, a direção da Diocese decidiu pela implantação da instituição na capital acreana.

A esperança era de que o novo e bonito Seminário, construído com grande esforço, fosse celeiro de numerosa convocações, e que São José concedesse a graça de abundantes sacerdotes para servir à Diocese de Rio Branco.