Solenidade de Cristo Rei marca o fim do Ano Litúrgico da igreja católica

Neste domingo, 22 de novembro, a igreja encerrou o Ano Litúrgico, que culminou com a celebração da solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. No próximo domingo terá início o Tempo do Advento, onde a igreja se prepara para o Natal de Jesus.

A Solenidade de Cristo Rei foi celebrada nas paróquias da Diocese de Rio Branco, sempre obedecendo as normas de segurança sanitárias. Nessa mesma data também é celebrado o Dia Nacional dos cristãos Leigos e Leigas, que, este ano, tem como tema: Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida e o lema: “Eu vos chamei a serviço da justiça” (Is 42,6).

A solenidade de Cristo Rei é uma celebração muito recente da Igreja. Foi o Papa Pio XI que a criou, em 1925. Naquele contexto, a Igreja via como necessário reafirmar a soberania real de Jesus e de seus ensinamentos, em um mundo que ia se afastando cada vez mais do Senhor. Hoje, quase 100 anos depois, caberia a pergunta se o mundo está caminhando mais que antes rumo ao Senhor. Não parece ser o caso, pelo menos não se olharmos rápida e superficialmente. Se seguirmos o mesmo critério de então, talvez hoje com mais razão precisamos afirmar essa realeza de Cristo.

O Tempo do Advento é um período litúrgico da Igreja. É o tempo destinado para a preparação da celebração do Natal de Nosso Senhor e Redentor. Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas.

Este tempo litúrgico tem seu início quatro domingos antes de 25 de dezembro, e marca o início do novo Ano Litúrgico católico. Neste ano de 2020, o Advento começa no domingo, 29 de novembro.