Solenidade de Pentecostes é celebrada na Diocese

A Solenidade de Pentecostes, uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico, marca o encerramento do Tempo Pascal, após cinquenta dias. Na Diocese de Rio Branco a santa Missa foi presidida pelo o bispo Diocesano Dom Joaquín Pertíñez na Catedral Nossa Senhora de Nazaré ás 17:00 horas e contou com a participação de padres, diáconos permanentes, seminaristas, religiosas e centenas de fiéis vindos das diferentes paróquias da diocese que lotaram a catedral para juntos celebrar a ação do Espírito Santo de Deus.

O dia de Pentecostes simboliza a Páscoa de Cristo realizada na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina, onde o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho, ou seja, a sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos do Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Na celebração de Pentecostes todos são convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele [Espírito Santo] e invocar a efusão do Espírito para que renove a face da terra e haja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.

No início da celebração a bandeira do Divino foi introduzida por uma paroquiana da paróquia, Divino Espirito Santo, acolhida com muita alegria por toda a comunidade. Já em sua homília Dom Joaquín destacou a ação do Espírito Santo dentro da igreja:  “na nossa igreja o Espírito é a alma é o motor é aquele que permanece junto de nós até o fim dos tempos, Jesus Cristo prometeu 'eu não vos deixarei órfãos eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos', esse Espírito que continua presente em nossa igreja e continua até, não sabemos quando o fim dos tempos nunca abandonará a sua igreja a Igreja de Jesus Cristo."