XI Assembleia de Pastoral do Regional Noroeste aconteceu em Porto Velho RO

A XI Assembleia de Pastoral do Regional Noroeste aconteceu entre os dias 15 a 17 de novembro no Centro Arquidiocesano de Pastoral -CAP, em Porto Velho (RO). A mesma teve como tema: "Amazônia, novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral" e contou com três delegadas que representavam a Diocese de Rio Branco, Maria Auxiliadora e Kellen Cris Duarte, pela Coordenação Diocesana de Pastoral e Krisla Ripardo pela Pastoral da Juventude convidada a apresentar a Exortação Apostólica pós sinodal Chritus Vivit do Papa Francisco voltado para as Juventudes e a comunidade eclesial. Dom Joaquín Pertíñez, presidente do Regional Noroeste, juntamente com todos os bispos do regional estiveram presentes todos os dias do encontro.

A Assembleia teve como centralidade três documentos da nossa Igreja: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; Exortação Apostólica pós sinodal Chritus Vivit; Documento Final do Sínodo para Amazônia. A partir do estudo desses três documentos foram refletidos e deliberados caminhos, orientações e ações para as dioceses, arquidiocese e prelazia do regional para o quadriênio 2019 – 2023.

O grande desafio refletido durante toda a Assembleia com base nos documentos estudados e iluminados pela Sagrada Escritura, é a conversão em seus diferentes significados: integral, pastoral, cultural, ecológica e sinodal.