Rádio Web Providência    POPUP
 
Comunidade Terapêutica Arco-íris

Comunidade Terapêutica Arco-íris DADOS PARA ACOLHIMENTO INICIAL
A pessoa que tem interesse em fazer um tratamento, deve nos procurar para receber as primeiras orientações , de preferência com alguém da família ou com uma pessoa que ficará responsável pelo tratamento.
Devido a Pandemia tivemos alterações nos dias de triagem, estamos atendendo na segunda -feira e quinta -feira a partir das 13:30 até as 16 horas (agendamento mediante ligação)
LOCAL: Sede das Obras Sociais da Diocese de Rio Branco, localizada na avenida Getúlio Vargas, 2976 - Bosque.
Orientações iniciar o processo de acolhimento - organizar documentações, ir ao clínico geral / solicitar exames clínicos, teste rápido DSTs e COVID-19.

CONTATO:
Ana Clélia - Assistente Social responsável pelos agendamentos - 9 9207-5077
Escritório - (68) 3228-8347
Coordenador - (68) 9-9282-1008
Instagram - @arcoirisestreladamanha
Email: arcoiris.ac@gmail.com

HISTÓRICO DA COMUNIDADE TERAPÊUTICA ARCO ÍRIS

A Comunidade Terapêutica Arco-Íris surgiu devido à grande angústia dos familiares dos dependentes químicos da sociedade de Rio Branco, que procuravam na Diocese de Rio Branco a solução para os problemas que a droga estava causando em suas famílias. Então, na época, o Bispo Dom Moacir levou essa preocupação ao então prefeito de Rio Branco Jorge Viana. Ambos foram à Itália, solicitar parcerias com o Centro Italiano de Solidariedade (CEI) de Lucca - Itália (organização que trabalha na recuperação dos jovens dependentes químicos), com um tipo de programação igual ao Daytop dos Estados Unidos, ponto de referência internacional para todas as Comunidades Terapêuticas, que na Itália se chama de Progetto Uomo.
Confirmado essa colaboração a Comunidade Terapêutica Arco Íris nasceu em 1995. E a abertura da primeira Comunidade Terapêutica Acreana aconteceu em julho de 1996, situada na Estrada (AC 10) de Porto Acre Km 19.
Foram enviados três monitores italianos para desenvolver o trabalho terapêutico e passar seus conhecimentos para os acreanos e durante três anos a Itália manteve a comunidade financeiramente e os três monitores italianos. Com o objetivo alcançado que era de implantar esse projeto e formar monitores capazes de levar a frente essa ideia e em janeiro do ano 2000, os colaboradores italianos voltaram para seu país, deixando esse projeto ser puramente Acreano.
A Comunidade Terapêutica Arco Íris foi originalmente uma iniciativa da Igreja Católica em Rio Branco, tendo o Bispo sempre como seu presidente o Bispo Dom Joaquín Pertíñez. Fernández e sempre foi considerado um serviço social desta Igreja local e pertencente as Obras Sociais da Diocese de Branco.
Esta comunidade, visa à desintegração dos aspectos negativos da personalidade, atuando nas raízes de toxicomania e simultaneamente a reestruturação da personalidade, mediante o aprendizado, a interiorização e expressão dos valores. Propõe um novo estilo de vida a família, baseado na relação de ajuda recíproca, enfatizando a responsabilidade, o respeito, a honestidade, a sinceridade, criando a possibilidade de confronto consigo e com o outro.
Esta comunidade encontra-se estruturada nos seguintes programas:
• Recuperação para dependentes de álcool e outras drogas.
• Apoio e acompanhamento aos familiares (codependentes).
• Reinserção familiar e social.
• Prevenção primária (palestras e depoimentos em órgãos públicos e privados).
• Prevenção à recaída (grupos de apoio).
• A laborterapia (tarefas executadas pelos residentes)
A estrutura física da Comunidade é composta pela casa onde se encontram os quartos, cozinha, salas de espiritualidades, refeitório, banheiros dos quartos, banheiros coletivos, salas de reunião, biblioteca, granja, depósitos, horta, açudes e pomar de frutas, sendo esses espaços utilizados para o desenvolvimento da Laborterapia cujo tempo de tratamento tem duração de 12 (doze) meses, sendo divididos em quatro partes:
• Pré Reinserção Social – 1ª Fase - Triagem e os primeiros 20 dias de residência.
• Reinserção Social Inicial – 2ª Fase – 09 meses de residência (Gestação).
• Reinserção Social Média – 3ª Fase – 03 meses em outro polo (Casa de Acolhida Souza Araújo).
• Reinserção Social Avançada – 4ª Fase – 02 anos – 4ª Fase e projeto de vida em curso

Ao longo do tempo de criação da Comunidade a equipe percebeu o quanto é possível pela Laborterapia à elevação da autoestima, a valorização das inúmeras habilidades que trazem consigo e a elevação das aprendizagens a partir das oportunidades concedidas no tratamento.

PROCESSO DE TRATAMENTO DETALHADO

1.1 - O TRATAMENTO É DESENVOLVIDO EM TRÊS ETAPAS: 1ª, 2ª e 3ª FASE.
1.1.1 - 1ª FASE: (ACOLHIDA TRIAGEM) É o momento em que as pessoas procuram a entidade em busca de ajuda, elas são acolhidas e através de entrevistas (Triagem) se tem conhecimento da real situação em que se encontra o dependente e seus familiares, a partir daí são dadas as orientações necessárias para o caminho da recuperação.

1.1.2 - LOCAL DA ACOLHIDA:
Sede das Obras Sociais da Diocese de Rio Branco, na Avenida Getúlio Vargas, 2976 – Bosque.
Segundas-feiras e Quinta-feira das 14hs às 17hs acontecem as Triagens;
Terças-feiras das 17hs as 18hs30min acontecem o Grupo de Auto Ajuda;
Quartas-feiras acontecem às reuniões de familiares das 17hs15min as 18hs30min.
Informações: No horário comercial através do fone: 3228 8347 ou por e-mails:
arcoiris@diocesederiobranco.org.br e arcoiris.ac@gmail.com ou no próprio local.
Entrevistas para internação (1ª Acolhida - triagem) - Tem como objetivo manter um contato preliminar com o dependente químico e sua família para identificar a dimensão de seu problema, fazer uma avaliação da situação social e familiar da pessoa e qual a metodologia a ser aplicada no tratamento, além de ser um momento de conscientização para o tratamento. Em cada caso as circunstancias indicarão a forma e o tempo necessários para a triagem. Deve-se ter um cuidado especial para com aqueles dependentes procedentes do Leito de saúde Mental/ HUERB.

1.1.3 - 2ª FASE: PERÍODO DE INTERNAÇÃO
A Comunidade Terapêutica Arco Íris, oferece a possibilidade aos dependentes de álcool e de outras drogas de afastar-se um tempo da cidade e da própria família para fazer um período de reflexão sobre suas vidas. Com a finalidade de ajudar a pessoa a melhorar o conceito de si mesmo, dando-lhe plena consciência da própria atitude, capacidade, qualidade e responsabilidade. Oferecendo a possibilidade de conhecer um novo estilo de vida, elaborado de acordo com as dinâmicas da terapia da realidade, isto é, a vida no dia a dia baseada na espiritualidade, trabalho, responsabilidade, estudo e lazer.
Nesta fase, é importante descrever que a metodologia e de uma Gestação (9 meses) onde são nutridos de boas praticas e equilíbrio emocional e auto conhecimento em conjunto e seguindo a filosofia de vida que o próprio tratamento prever.

1.1.4 - 3ª FASE: REINSERÇÃO SOCIAL, COM O TEMA “LIBERDADE E RESPONSABILIDADE” Que acontecem nos últimos meses de tratamento na Casa de Acolhida Souza Araújo localizada na BR 364 km 10, sentido Porto Velho - RO.

É a tentativa e busca de um equilíbrio do residente, conforme orientação do trabalho desenvolvido na Comunidade. Ele continua morando numa residência protegida, na Casa de Acolhida Souza Araújo. Presta serviços voluntários no local e na Comunidade Terapêutica Arco Íris até concluir o tratamento e procurar um trabalho regular, estudar e iniciado um percurso de socialização com pessoas positivas indo morar na família ou em outro lugar, dependendo da sua escolha.

1.1.5 - 4ª FASE: Concluído o período de internação o residente retorna ao convívio familiar e social, continua ligado ao programa através dos grupos de suportes e voluntariado na Comunidade Terapêutica.

Sucessivamente a fase residencial, a pessoa retorna a habitar com a própria família. Continua participando das atividades da própria entidade, Pastoral da Sobriedade, A.A., além das confraternizações promovidas com o intuito de aproximar e que haja a partilha de dificuldades e sentimentos e assim junto com a família ter a possibilidade de discutir e resolver os problemas que se encontra. Grupo de partilha de sentimentos e dificuldades junto com a família, tendo assim, a possibilidade de resolver os problemas que encontrar.
A Comunidade Terapêutica Arco Íris e Casa de Reinserção Social se empenham na recuperação e na reinserção social dos jovens e adultos trabalhando sempre a trilogia: Espiritualidade, Laborterapia e Terapia de Apoio em Grupo que sempre foi à tônica deste tratamento. Contudo hoje se insere uma nova possibilidade de ser trabalhado a área biopsicossocial.

1.1.6 – Equipe Multidisciplinar envolvida

01 Coordenador Geral, 06 Monitores, 01 Psicóloga, 01 Assistente Social, 01 Nutricionista, 01 Secretária, 01 Motorista, 02 Auxiliar Administrativo e 01 adolescente aprendiz.

MISSÃO: Acolher, Aliviar a dor e o sofrimento de dependentes químicos, cuidar, recuperar, resgatar a saúde, a dignidade e a cidadania, e reintegrar na família e na sociedade pessoas vivendo com dependência química em situação de exclusão social, proporcionando-lhe um encontro pessoal com Deus, um estilo de vida saudável, realizar ações de prevenção junto à comunidade, escolas e empresas, que resultem na mudança de atitudes.

VISÃO: Acolher e proporcionar um estilo de vida saudável nos níveis biopsicosocioespiritual, promovendo a prevenção, recuperação, qualidade de vida e a reinserção social das pessoas dependentes químicos e familiares.

VALORES: Acolher, atender e não permitir que ninguém entre e saia de mãos ou de coração vazios.

ESPIRITUALIDADE: Vivência diária de uma espiritualidade que nos levará a amar profundamente a Deus e o próximo.

SOBRIEDADE: Em relação ao uso e abuso de tabaco, álcool, drogas, sexo e tudo que causa dependência.

FIDELIDADE: A missão, a verdade, aos valores cristãos, aos doadores e aos assistidos.]

RESPEITO E PROTEÇÃO À VIDA: No momento da concepção ao seu término natural; da pessoa humana criada a imagem e semelhança de Deus, da natureza e do meio ambiente.

ÉTICA E TRANSPARÊNCIA: Na gestão, no relacionamento com pessoas, órgãos públicos, iniciativa privada e outras instituições.

EXCELÊNCIA E QUALIDADE: Em todos os serviços que prestamos e ações que realizamos.




ARCO-ÍRIS - 25 ANOS