Escolinhas de alfabetização - Sonho dos pequeninos

Escolinhas de alfabetização - Sonho dos pequeninosPor iniciativa de uma leiga voluntária italiana, Professora Maura Zanolli, e com a colaboração do Pe. Graciano Raschioni, na década dos noventa, iniciaram um trabalho educativo, em favor de crianças com baixo nível educacional, em várias comunidades da Paróquia Santa Cruz. Com recursos vindos da Itália conseguiam manter um grande número de crianças que precisavam de reforço escolar.

Com o passar dos anos outras paróquias, também com recursos vindos da Itália, adotaram esse mesmo tipo de trabalho nas suas comunidades mais carentes, como Paróquia Divino Espírito Santo, São Peregrino e Cristo Libertador.

Posteriormente, no ano de 2007, a Diocese de Rio Branco, através de suas Obras Sociais, sentiu a necessidade de amparar as numerosas crianças que estavam sem acesso à sala de aula, na cidade de Rio Branco.

Assim, em convênio com o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco, abriu as portas das salas de catequese de suas paróquias e centros comunitários, para atender a demanda de crianças em idade pré-escolar, que a Prefeitura não conseguia atender.

O convênio é assinado anualmente para executar ações educativas e de atendimento a crianças pequenas, 1.500 (um mil e quinhentas) crianças de 04 e 05 anos de idade, objetivando o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais, facilitando a inclusão sócio educacional.

O projeto visa desenvolver atividades sociais e pedagógicas, com foco nos objetivos de socialização dos alunos, oferecendo um ambiente educativo, onde as crianças se sintam seguras para vencer desafios; o desenvolvimento de práticas educativas, que consideram a pluralidade e diversidade, ética, religiosa, social e cultural; a coordenação motora, experimentando sempre novas maneiras de utilizar o corpo e seus movimentos; a utilização de habilidades manuais em diversas situações cotidianas; ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo, estando ligado às competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever, onde essas ações são desenvolvidas, através de uma equipe de profissionais (professores, coordenador pedagógico e de projeto, merendeira, auxiliares administrativos, setor de compras e técnico em informática) qualificados e habilitados em suas áreas de atuação, visando resgatar o sentido de cidadania, assim como de proporcionar a cada criança o melhor sentido de vida, com atendimento personalizado e familiar, como também larga convivência com a comunidade local.

O atendimento é de aproximadamente 1.500 (um mil e quinhentas) crianças de 04 e 05 anos, incluindo-as em atividades de formação de acordo com as diretrizes curriculares desenvolvidas no município de Rio Branco, em turnos de manhã e tarde, funcionando nas salas de Catequese das paróquias: Paróquia São Mateus (Comunidades São Joaquim e Santa Ana, São Mateus),Paróquia Santa Cruz (Comunidades N. Sra. Aparecida, São José Operário, São Francisco, São Marcelino Champagnat, N. Sra. de Fátima), Paróquia Cristo Libertador (Comunidades São Jorge, N. Sra. da Glória, Santo Antônio, N. Sra. Aparecida, Santa Luzia, São Pedro, São Paulo Apóstolo), Paróquia Divino Espírito Santo (Comunidades Cristo Salvador, Menino Jesus, N. Sra. de Nazaré),São Sebastião, (Comunidades Santa Luzia, São Raimundo) e Paróquia São Paulo Apóstolo (Comunidades São Marcos, Santa Maria Mãe de Todos, Centro Paroquial).