Rádio Web Providência    POPUP
 
NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - PORTO ACRE - 2005
 
NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - PORTO ACRE - 2005

Pároco: Pe. Gilson José
E-mail.: gilsonjosemh@gmail.com

Secretária: Nilvanis Feitosa
Cel: 9-9957-2398

End.: Rod. AC 10, 791 Ulisses Guimarães
Cep: 69.921-000 – Porto Acre – AC

E-mail: nifeitosa@hotmail.com

 
O Padroeiro
O Padroeiro

Uma antiga tradição diz que a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi esculpida por São José. A imagem original, esculpida em madeira, encontra-se em Portugal. Existem notícias de réplicas trazidas pelos portugueses ao Brasil desde 1630. Em Belém, Pará, a grande festa do Círio de Nazaré é celebrada desde 1793. Hoje esta é a maior festa católica do mundo dedicada a Nossa Senhora, reunindo mais de dois milhões de pessoas todos os anos. O símbolo mais importante que caracteriza Nossa Senhora de Nazaré é o Menino Jesus em seu colo segurando o globo nas mãos. Vamos conhecer os símbolos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O menino Jesus no colo de Nossa Senhora de Nazaré

O menino Jesus no colo de Nossa Senhora de Nazaré significa que a Virgem Maria apresenta o Salvador ao mundo. E este Salvador é humilde, se fez pequeno, um bebê cheio de doçura e simplicidade. Porém, ele é rei, pois tem uma coroa sobre sua cabeça. Apesar de pequeno e humilde, Ele é o Cristo Rei do Universo.

O globo nas mãos do Menino Jesus

O globo nas mãos do Menino Jesus simboliza a realeza de cristo sobre o mundo. E esta realeza não se dá pelo poder, mas pela cruz. De fato, a cruz está sobre o globo simbolizando que este Salvador, pequeno e humilde, entregou sua vida pela salvação da humanidade através da cruz. Este é um dos símbolos que identificam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

A coroa de Nossa Senhora de Nazaré

A coroa de Nossa Senhora de Nazaré simboliza a realeza da Mãe de Deus. Junto com seu filho Jesus, que ela traz no colo, e "por ele", Nossa Senhora é rainha do céu e da terra. É uma verdade de fé que contemplamos no quinto Mistério Glorioso do Terço. A coroa de Nossa Senhora de Nazaré tem sete hastes, lembrando as sete dores de Nossa Senhora.

A túnica de Nossa Senhora de Nazaré

A túnica de Nossa Senhora de Nazaré aparece pintada de várias cores, principalmente vermelho e amarelo. Essas cores juntamente com bordados em dourado simbolizam a realeza de Nossa Senhora.

O manto de Nossa Senhora de Nazaré

O manto de Nossa Senhora de Nazaré é azul com bordados em dourado. O Azul simboliza o céu. Significa que esta Senhora que usa este manto vem do céu. Os bordados em Dourado significam, como já vimos, a realeza de Nossa Senhora. A imagem, mais uma vez, afirma que a Virgem Maria vem do céu e é rainha.

O anjo aos pés de Nossa Senhora de Nazaré

Esta é mais uma afirmação de que a Virgem Maria está no céu e é a rainha de todos os anjos. Rainha dos Anjos, aliás, é um dos títulos de Nossa Senhora.

O manto externo de Nossa Senhora de Nazaré

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré usada no Círio de Nazaré, em Belém do Pará, a maior festa católica do mundo, tem uma característica peculiar: todos os anos o manto externo da imagem é mudado, como símbolo de atualização e mudança e de homenagem à Virgem Maria.

Oração a Nossa Senhora de Nazaré

"Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde, a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: "Eis aqui a escrava do Senhor". Mas por Deus fostes exaltada, e preferida entre todas as mulheres, para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado. Adoro e louvo a Altíssimo que vos elevou a essa excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vos. Entretanto, confiando na bondade e ternura de vosso Coração Imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade, e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino filho Jesus. Assim como vós viveste no retiro de Nazaré. Para alcançar essa graça, (fazer o pedido),quero com imenso afeto, e filial devoção, saudar-vos como o arcanjo Gabriel: "Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós. Amém."

Mais detalhes
Voltar
Comunidades

Horários

MISSA
 
ATENDIMENTO
 

Contato

Tel.: (68) 9957-2398