PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO - RIO BRANCO - 1990

E-mail: paroquiades@hotmail.com

O Padroeiro

DIVINO ESPÍRITO SANTO

O Divino Espírito Santo ou simplesmente "Divino" é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. É Deus. É o amor entre o Pai e o Filho personificado, vivo e atuante. É Ele quem passa a habitar em nosso coração pelo batismo e quem guia os que creem em Jesus Cristo no caminho da salvação. A Bíblia usa imagens simbólicas para representa-lo, como, Fogo, Sopro, Vento, Água Viva e o símbolo da pomba. Vamos conhecer a origem deste símbolo.

A pomba símbolo do Divino Espírito Santo

A representação do Divino Espírito Santo como uma pomba vem do Novo Testamento. Mais explicitamente da ocasião do batismo de Jesus. Nesta passagem, o Divino Espírito Santo "apareceu em forma corpórea como uma pomba e uma voz veio do céu dizendo: este é meu Filho muito amado, em quem coloco toda a minha afeição". Os quatro Evangelhos relatam o fato. Os textos estão em: Mateus 3, 16; Marcos 1, 10; Lucas 3, 22; João 1, 32. Por isso a pomba é usada para representar o Divino Espírito Santo.

A auréola de três raios

Em Algumas representações do Divino Espírito Santo há uma auréola de três raios saindo da cabeça da pomba. Este símbolo significa que o Espírito santo faz parte da Santíssima Trindade. Observe que na passagem do batismo de Jesus citada acima, temos o Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos se manifestando juntos e se revelando como Trindade à humanidade.

A pomba no Antigo Testamento

No Antigo Testamento a pomba aparece como símbolo da paz e do perdão de Deus, como vemos em Gênesis 8, 8-12: a pomba solta por Noé volta à arca trazendo um ramo de oliveira, anunciando que as águas do dilúvio tinham baixado e que a terra era novamente habitável para o ser humano.

Porque a pomba é símbolo do Espírito Santo"

A pomba é uma ave extraordinária, que apresenta várias qualidades que nos remetem simbolicamente ao Divino Espírito Santo. Vejamos algumas delas:1. A pomba selvagem de Israel aninhava-se na rocha. A rocha é também um dos símbolos de Jesus. Uma das missões do Divino Espírito Santo é revelar a pessoa de Jesus, a rocha que nos sustenta.2. Uma pomba adulta mede 30 cm. Este número nos lembra a idade que Jesus tinha quando começou a pregar o Evangelho.3. A pomba tem um período de incubação de 18 dias, quando ela é apenas um ovo e seu ser pomba está oculto. Jesus passou 18 anos oculto (dos 12 aos 30), preparando-se para sua missão.4. A pomba é dócil, mansa e tem capacidade de adaptação junto ao ser humano. Ela foi uma das primeiras espécies de animais a ser domesticada. Há pelo menos 5 mil anos os egípcios já a domesticavam. Essa docilidade e adaptação nos lembra qualidades do Divino Espírito Santo; ele é dócil, manso, não invade. Além disso, nos conhece mais do que nós mesmos.5. A pomba tem uma resistência extraordinária. Suas asas são poderosas. Elas tem arranque rápido e conseguem voar distâncias de até 900km. Isso nos lembra uma graça que o Divino Espírito Santo nos dá: a resistência contra o mal e a perseverança.6. A pomba tem um senso de direção preciso e altamente desenvolvido. Isso lembra outra graça que o Divino nos dá: a direção, o rumo de nossa vida. E ele sempre vai nos levar até Jesus. Ele conhece o caminho, Ele dá um norte para a nossa vida. Devemos pedir e deixar que Ele nos dirija.7. A pomba tem a carne saborosa. Assim também o Divino Espírito Santo dá sabor à nossa vida.8. A pomba é uma bela ave. Isto nos simboliza que o Espírito santo também é belo e nos conduz para a beleza eterna que é o próprio Deus.9. A pomba se multiplica bastante, gerando 12 filhotes por ano. Assim também o Divino gera os frutos do Espírito em nós (Gálatas 5, 22) e impulsiona a Igreja a multiplicar os fiéis.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.Oremos:Ó Deus, que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso Vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

Mais detalhes
Comunidades