PARÓQUIA SÃO MATEUS - RIO BRANCO - 2012

E-mail: psm.comunidade@gmail.com

O Padroeiro

SÃO MATEUS

A imagem de São Mateus é simples, porém rica em elementos simbólicos de grande significado. Compreendendo cada um destes símbolos, saberemos muito sobre a vida deste grande santo.

A Túnica azul clara de São Mateus

A túnica azul clara de São Mateus simboliza sua pureza de coração e a glória celestial. Isto é muito interessante levando em consideração que, segundo os Evangelhos narram, Mateus, que antes se chamava Levi, era um pecador público em Israel. Ele era cobrador de impostos: retirava o dinheiro de seu povo para dá-lo aos romanos, que oprimiam seu país. Ele era visto como traidor da pátria e ladrão, além de levar uma vida devassa. No entanto, é representado com uma túnica azul clara, símbolo de pureza. Isso acontece porque depois de seu encontro com Jesus, Levi nunca mais foi o mesmo. Ele se converteu, isto é, tomou um rumo diferente para sua vida e se tornou uma pessoa pura de coração. E é isso o que acontece com todo aquele que se encontra verdadeiramente com Jesus.

O manto roxo de São Mateus

O manto roxo de São Mateus simboliza o jejum, a fé, a paciência e a confiança. Todas estas são virtudes que São Mateus viveu em sua vida depois de seu encontro com Jesus. O roxo é também a cor litúrgica usada durante o tempo do Advento da Quaresma em sinal de penitência. Isto nos fala da vida de penitência que São Mateus levou depois que saiu em missão para pregar o Evangelho no Nordeste da África e na Etiópia.

A pena na mão direita de São Mateus

A pena na mão direita de São Mateus simboliza sua missão de evangelista " ele escreveu o primeiro evangelho " e de formador de comunidades de fé. Simboliza, em última análise, sua missão de Apóstolo, ou seja, enviado em nome de Jesus Cristo para pregar. Com efeito, além de escrever seu Evangelho, São Mateus pregou a Boa Nova no Nordeste da África e na Etiópia, onde fundou e formou comunidades cristãs e onde também foi martirizado.

O carvalho na mão direita de São Mateus

Em algumas representações, São Mateus carrega em sua mão direita uma folha de carvalho. O carvalho representa a grande perseverança dos cristãos enquanto eram perseguidos pelos romanos e por vários povos hostis. O carvalho representa a força e a perseverança de São Mateus em todas as perseguições que viveu durante sua vida missionária.

O anjo aos pés de São Mateus

O anjo aos pés de São Mateus tem três significados. O primeiro é que São Mateus Evangelista é representado pela figura de um anjo com cara de homem, mostrando a preocupação que ele teve em mostrar Jesus Cristo com uma natureza humana. O segundo significado do anjo é revelar que São Mateus está na glória do céu, entre os anjos. E o terceiro significado é o sinal da proteção dos anjos que abriram caminho para a missão apostólica de São Mateus.

O livro na mão esquerda de São Mateus

O livro na mão esquerda de São Mateus é o símbolo maior do Evangelho que ele escreveu. Junto com os outros Evangelhos, o Evangelho Segundo São Mateus é um dos livros mais vendidos, traduzidos e lidos de todos os tempos. Trata-se de um livro que ajudou a formar a cultura ocidental. Somente o Evangelho de São Mateus narra a perseguição de Herodes contra o menino Jesus; a visita dos magos; a fuga da Sagrada família para o Egito, e a volta desta família para Nazaré, após a morte de Herodes. O Evangelho segundo São Mateus mostra para os Judeus e todos os povos que Jesus Cristo é o verdadeiro Messias, mostrando a genealogia de Jesus, descendente de Davi e Abraão, colocando sempre Jesus Cristo como Rei.

Oração a São Mateus.

"Senhor nosso Deus, que, na vossa infinita misericórdia escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém. São Mateus, rogai por nós."

Comunidades
    Comunidade Nossa Senhora Aparecida
    Data de Fundação: 22/12/1996
    Local: Rua da Judia, 703
    Bairro: Recanto dos Buritis

Mais detalhes

A paróquia São Mateus tinha catorze comunidades, hoje são somente doze.

Comunidade Nossa Senhora do Rosário
    Ano de Fundação: 1992