QUASE PARÓQUIA SÃO FILIPE APÓSTOLO - RIO BRANCO

E-mail: paroquiasaofilipedrb@hotmail.com

O Padroeiro

SÃO FILIPE APÓSTOLO

Filipe ou Felipe Apóstolo foi um apóstolo de Cristo e mártir. Diz a tradição, através de Eusébio de Cesareia, que era casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive revivido - não ressuscitado, assim como com Lázaro - um defunto em Hierápolis. Não deve ser confundido com São Filipe, o Evangelista, o diácono que evangelizava Samaria, de acordo com a história relatada nos Atos dos Apóstolos.

Também diz a tradição que Filipe pregou o Evangelho na Palestina, Grécia e na Ásia Menor, onde, se diz, morreu crucificado e apedrejado no ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia.

São Filipe era natural de Betsaida, uma cidade da Galileia (São João 1:44).

De acordo com o Evangelho segundo São João (1:43), diz-se que São Filipe foi chamado por Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou São Natanael a Cristo.

Nota: Não deve ser confundido com São Filipe, o Evangelista, missionário citado no livro dos Atos dos apóstolos.

MISSA