RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC)O Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) é uma das expressões da Corrente de Graça RCC, surgida na Igreja Católica na década de 1960. Em plena unidade com a Santa Sé e com as igrejas locais (dioceses), o Movimento tem como célula principal os Grupos de Oração, cuja vocação é levar as pessoas a fazerem uma experiência profunda e verdadeira com a pessoa do Espírito Santo.

Nascida nos Estados Unidos há mais de 50 anos, a RCC está presente em centenas de países, nos cinco continentes; no Brasil, os primeiros encontros carismáticos datam de 1969. Atualmente, são mais de 15 mil Grupos de Oração em todo o país. Com este número, estima-se que mais de meio milhão de pessoas participem das reuniões de oração da RCC, semanalmente.

A identidade da RCC é o Batismo no Espírito Santo, ponto de partida da vida carismática; a prática dos carismas, que pode ser vivenciada na oração pessoal, na oração comunitária e na vida cotidiana; e a vivência fraterna, pois o Espírito Santo ensina a colocar tudo em comum.

Coordenador: José Antônio de Souza Agostinho
Diretor Espiritual: Frei Renã M. Barros de Lima