Rádio Web Providência    POPUP
 
PASTORAL LITÚRGICA

PASTORAL LITÚRGICA Pastoral Litúrgica e suas atribuições

“Uma liturgia bem celebrada santifica o povo”.

Pastoral Litúrgica é a ação de preparar a comunidade para bem celebrar suas litúrgicas.

Entendemos “pastoral” como atividade do pastor, que leva seu rebanho a verdes pastagens, a águas frescas, que defende as ovelhas contra os perigos, contra lobos e ladrões, assim como fez Jesus, o “Bom Pastor”. Ter esse espírito “pastoral”, ou seja, de “pastor” que dá a vida por suas ovelhas, é próprio de todos os seguidores e seguidoras de Jesus, principalmente de quem está servindo em uma pastoral.

A primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece na comunidade. Para isso é preciso saber que ela anda sempre junta com: ministros, coroinhas e músicos.

Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação litúrgica: todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar. Estudar o que é liturgia, o que é útil fazer ou omitir, o que a Igreja entende com cada uma das celebrações e ritos. Junte-se a isso a reflexão e a oração, o crescimento espiritual necessário para quem trabalha na pastoral litúrgica. Não basta ler bem ou falar bonito; o membro da pastoral litúrgica precisa de espiritualidade para ajudar a comunidade a fazer experiência de Deus por meio das celebrações.

 

Contato

Coordenador: Pe. Jairo Coelho – 9 9229-8841
E-mail.: padrejairocoelho@gmail.com
Secretária: Maria de Jesus Carvalho - 9-8112-3721
E-mail.: jesuscarvalho.monet@gmail.com