PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

PASTORAL DA COMUNICAÇÃOPROJETO PARA A PASTORAL DA COMUNICAÇÃO NA DIOCESE DE RIO BRANCO
JUSTIFICATIVA:

Nesta época em que a comunicação está no centro das atividades humanas, ninguém pode ficar sozinho ou isolar-se. A comunicação pode ser uma ponte que abre novas possibilidades, também para a comunidade cristã. Uma boa comunicação tornará os evangelizadores mais aptos e capazes no testemunho e no anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.
Nossa sociedade atual tem características pluralistas em todas as suas áreas. A Igreja, inserida nesse mundo enfrenta novas necessidades e desafios. Marcas de nossa sociedade são as diversas e contraditórias imagens de Deus, do ser humano, da vida e dos valores. A Diocese de Rio Branco também se sente desafiada por essa sociedade consumista, hedonista, materialista, marcada ainda pela busca de esperança, de sentido. E quer favorecer, com sua missão, que as pessoas possam viver uma vida humana com mais sentido mediante uma comunicação mais verdadeira, profunda e fraterna.
O ser humano que queremos formar, a sociedade que queremos ajudar a construir, a Igreja que queremos construir é aquela expressa na Tradição da fé cristã segundo a doutrina da própria Igreja manifesta, sobretudo no Concílio Vaticano II e nas manifestações e ensinamentos de nossos bispos. O marco fundamental da Pastoral da Comunicação é ajudar o ser humano a se tornar mais livre para amar e movido pelo amor a se comunicar de maneira responsável e fraterna e construir relacionamentos sólidos e profundos. A referência que temos é o Evangelho de Jesus e toda a Sagrada Escritura lida e meditada como a experiência fundamental de comunicação humana e divina.

O QUE É PASTORAL DA COMUNICAÇÃO:

De acordo com o Documento 75/CNBB, PASCOM é a pastoral do ser em Comunhão, estar Comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, a pastoral do relacionamento entre as pessoas, do uso de recursos que facilitem a troca de informações e de manifestações das pessoas, no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia.
É a pastoral de apoio a todos os serviços de evangelização da Igreja. Ela é necessária para dar suporte técnico, pastoral e de formação em comunicação. Está presente no cotidiano das pessoas, ajudando-as a melhorar a comunicação pessoal e a promoção do ser humano. A PASCOM trabalha por excelência com os meios de comunicação social: jornal, rádio, TV, internet entre outros, e auxilia os engajados na Igreja a projetarem a missão de Jesus Cristo no mundo.

OBJETIVO GERAL:

Organizar, articular e animar a comunicação na Diocese de Rio Branco, em vista do anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem o atual areópago para a evangelização.

Coordenador: Edinho Oliveira Maciel – 9-9976-8893
Assessor: Pe. Jairo Coelho – 9-9229-8841