Seminários
  • O ano 2003 foi declarado Ano Vocacional, em todo Brasil. Com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”, e o lema: “Avancem para águas mais profundas”, na Diocese teve lugar um Curso para animadores vocacionais, com participação de pessoas de todas as paróquias, com vistas a potenciar as equipes de animação da Pastoral Vocacional das respectivas paróquias. Aconteceu no Centro de Treinamento nos dias 21 e 22 de fevereiro.

E como grande destaque desse “Ano Vocacional” foi o começo do Seminário Maior na Diocese. Até esse momento os seminaristas maiores estudavam em Porto Velho, no Seminário Arquidiocesano. A experiência não era muito positiva e satisfatória, e para dar continuidade ao trabalho vocacional começado, achou-se que se deveria ter toda a formação própria, por uma série de razões que desaconselhavam continuar em Porto Velho.

Assim, adquiriu-se um terreno, da antiga Embratel, e começou a reforma, ampliação e adaptação do espaço para convertê-lo no Seminário Maior “São José”.

No dia 10 de fevereiro de 2003 foi o dia do início das aulas e das atividades no Seminário, com a novidade das aulas de Filosofia, na própria Diocese.

Na espera de terminar as obras do novo Seminário Maior da Diocese, os seminaristas de Filosofia e Propedêutico permaneceram no Seminário Menor, com suas atividades próprias. Começaram esse ano quatro seminaristas de Filosofia e quatro de Propedêutico.

Como fechamento do “Ano Vocacional”, no dia 20 de novembro foi o dia marcado para a inauguração oficial do Seminário Maior “São José”, da Diocese de Rio Branco.

Em clima íntimo e familiar, com a presença de padres, religiosas e pessoas amigas do Seminário, o Bispo abençoou a Capela e as diferentes dependências do mesmo.

A esperança era de que o novo e bonito Seminário, construído com grande esforço, fosse celeiro de numerosas vocações, e que São José concedesse a graça de abundantes sacerdotes para servir à Diocese de Rio Branco.

Depois da Filosofia também se começou com os estudos de Teologia, chegando a completar o ciclo formativo na própria Diocese, com a ajuda e colaboração de professores voluntários, tanto padres, religiosas, e leigos, que se ofereceram sempre, com total disponibilidade, para servir na formação dos futuros presbíteros da Igreja.

Reitor: Pe. Robis Pierri Souza de Farias 68 9-9959-6576

Veja as fotos do Seminário